Artigos

O que eu acho sobre testes em animais

21 de outubro de 2013

Kids,

Como todos vimos este fds, o Instituto Royal foi invadido e os Beagles usados em testes foram libertados.

Eu tenho uma cachorra, a Gansa, que eu amo mais do que eu amo a mim mesma, sou uma defensora de todos os animais, e absolutamente contra qualquer crueldade contra um ser vivo – menos mosquitos e bandidos.

Estou aqui pra dar um HELLO??? pra toda a galera fazendo alarde:

TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO QUE NOS USAMOS JÁ FOI TESTADO EM ANIMAIS.

Sorry, mas é a mais pura verdade.

Li um post no Blog East to West Skincare (que aliás sou MUITO fã) e achei que resumia tudo muito bem. Clique aqui. Ele dá um belo insight sobre a necessidade de testes em animais.

Maioria das empresas de cosméticos não testa seus produtos finais em animais – não há necessidade para isso. Mas quando uma nova substância é desenvolvida, ela precisa sim ser testada para garantir que não há riscos para os seres humanos. Todas as marcas que dizem que não testam em animais usam componentes que já foram testados (por isso são aprovados pelos FDAs da vida) em animais, e seu uso já é conhecido. Então a empresa pode não testar hoje, mas os ingredientes já foram testados sim.

No post do East to West Skincare, o autor conta a história da Talidomida, que foi testada em ratos e aprovada para uso em humanos. Mas, o medicamento provocava má formação dos fetos e várias crianças na década de 50-60 nasceram sem braços ou pernas. Depois desta tragédia, foram testar a substância em outros animais, mas aí já era tarde. Capito?

É que nem alegarmos que carros movidos a eletricidade vão salvar o planeta. O carro elétrico também tem que por na tomada néah? E a luz da tomada vem de onde??? No caso da China vem do carvão. Polui? Sim, continua poluindo, mas não é a fumaça que sai do escapamento, é o aumento da fumaça do carvão para dar energia para o carro pela tomada, tendeu?

Não vamos com falsos moralismos e hipocrisias. Quem tem filho aqui, sabe que as coisas como medicamentos e o shampoo Chega de Choro da J&J são seguras para os seus bebês e por quê? Porque um órgão do governo diz que é. E como ele sabe? Porque estas coisas foram testadas antes do seu bebê recém nascido usar.

Só pra esclarecer: eu sou absolutamente contra crueldade contra animais. Mas não vou dar uma de extremista aqui falando que só uso produtos que não foram testados blá blá blá. Mesmo por que qualquer marca, mesmo a mais vegan pentelha, usa algum componente que já (sorry, vegans) foi testado em animais.

A medida que a medicina avança, que a química em geral avança, os métodos para testes ficam cada vez menos necessários, mas infelizmente esta ainda é a nossa realidade.

Em contrapartida, acho válido fazermos a nossa parte, ajudando os animais, lendo e pesquisando quais são as empresas que fazem testes, quais são seus métodos e se elas têm compromisso sério com a saúde dos animais testados e com a nossa.

Esta é só a minha opinião.

Você também deve gostar

Sem comentários

Deixe um comentário